Apresentação

O XII Seminário Internacional de Educação Superior e o VII Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, programados para acontecer integrados no período de 27 a 29 de agosto de 2019, configuram-se em torno do tema geral “Contextos emergentes: singularidades da formação e desenvolvimento profissional na educação básica e superior”.

Constituem-se destinados ao público de estudantes de graduação e de pós-graduação, profissionais da Educação Básica e Superior, bem como demais interessados na temática que prioriza discutir os contextos emergentes na Educação Básica e Superior em suas inter-relações com a formação e o desenvolvimento profissional docente. Almeja-se problematizar as políticas públicas e processos de gestão educacional e institucional nos contextos emergentes, bem como reconhecer e tencionar as práticas político-pedagógicas que impactam global e localmente a cultura organizacional dos sistemas, redes de ensino e instituições educativas.

Ambos Seminários convergem para o debate teórico-prático que realizam investigadores acerca da compreensão e fortalecimento das pesquisas no campo da Educação Básica e Superior. Tais discussões tem a intencionalidade de contribuir para fortalecer o campo da investigação em políticas educacionais, assim como potencializar a estudos e pesquisas sobre o tema dos contextos emergentes na educação, no sentido de possibilitar que o público alvo [re]construa, [re]signifique e aprofunde seus conhecimentos acerca dos aspectos teóricos e práticos em que articulam os cenários educacionais nacional e internacional quanto a temática central do evento e suas interfaces.

Em 2019, o XII Seminário Internacional de Educação Superior compõe ações do Projeto RIES/PRONEX/FAPERGS/CNPq, sendo desenvolvido pela Rede Sulbrasileira de Investigadores da Educação Superior (RIES). Este Seminário dá continuidade as onze edições anteriores realizados pela Rede RIES e congrega pesquisadores na área da educação de diferentes Instituições de Educação Superior públicas e privadas de abrangência nacional e internacional, entre elas a PUCRS, UFRGS, UFPel, UNISINOS e UFSM. Originalmente, o PRONEX, via Seminário, prioriza discutir e debater os novos contextos que vêm caracterizando a educação superior em nível global e local e suas inter-relações, bem como busca reconhecer os movimentos/estratégias/impactos que são produzidos nas IES frente às políticas públicas e gestão da Educação Superior.

Junto ao XII Seminário Internacional de Educação Superior, e em função das redes de parceria entre os pesquisadores da RIES, no ano de 2019, o VII Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior se agrega tendo em vista que o Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional e o Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), ambos da Universidade Federal de Santa Maria, têm como objetivo integrar ações interinstitucionais e internacionais com redes de pesquisa que tenham a finalidade de fomentar a formação continuada dos profissionais da educação por meio da socialização e produção de conhecimentos pertinentes ao campo da política e gestão educacionais e dos contextos educativos, no que diz respeito a análise político-pedagógica dos sistemas educacionais a partir das influências e [re]articulações dos mecanismos e políticas públicas macro e micro educacionais, globais e locais.

Assim sendo, com a realização desse evento educacional integrado, contando com a Chilli Produções Culturais como promotora, o XII SIES e o VII SIPPEBS se constituem parceiros na realização desse evento, que espera-se a ampliação e fortalecimento da interlocução entre a Educação Básica e a Educação Superior, na perspectiva de potencializar elementos de sinergia para a [re]construção de conhecimentos subjacentes a temática central, bem como na abertura de novos caminhos e perspectivas para compreender e avaliar entre profissionais da educação os contextos emergentes e suas inter-relações com as políticas públicas e gestão da educação em nível global e local.

Os contextos emergentes se caracterizam pelo conjunto de elementos que emergem das políticas externas à universidade e mobilizam essas instituições a dar conta da diversidade de pessoas e culturas que integram as novas ambiências nas Instituições de Educação Superior. Já na Educação Básica a diversidade e a inclusão repercutem nos espaços socioculturais das escolas, caracterizando a emergência desses contextos.

A integração, possibilitada por um evento desta magnitude, vai muito além das reflexões que cerceiam os espaços escolar e universitário, implicam, sobretudo, criar possibilidades de analisar e avaliar as políticas públicas (em âmbito global e local), os programas, metas e estratégias inter-relacionadas à Educação Básica e Superior na perspectiva dos contextos emergentes em suas singularidades, repercussões, implicações e impactos. Este debate analítico do que é considerado fundamental, no âmbito dos contextos emergentes na Educação Básica e Superior implica e potencializa compreender as políticas educativas e suas repercussões no âmbito da gestão educacional (macro e micro) e a dinâmica dos sistemas educacionais e suas instituições em suas especificidades.

Dias restantes para o evento

Objetivo Geral

Produzir espaços de discussões acerca dos contextos emergentes e singularidades da formação e desenvolvimento profissional na Educação Básica e Superior.

Objetivos Específicos

Reconhecer as articulações e impactos na [re]formulação e consecução de políticas educacionais no âmbito da gestão, formação e desenvolvimento profissional e suas repercussões nos contextos emergentes.

Identificar as singularidades dos contextos emergentes na Educação Básica e Superior.

 Consolidar redes de pesquisa e colaboração intensificando estudos e ações relacionados à produção do conhecimento em contextos emergentes na Educação Básica e Superior.

shares